Mostrando postagens com marcador chão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador chão. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O caso do conduíte entupido

Dá pra acreditar? Apê prontinho! Mudança marcada! Só faltava o cara da Net fazer a ligação da internet na nossa casa e... Quem disse que o cabo passava pelo conduíte?!

Isso mesmo, meus amigos, tínhamos deixado uns fios já passados pelo conduíte. Chegamos a testar e tudo, pra ver se eles estavam soltinhos lá dentro. Estavam. Bastava amarrar o cabo da Net numa extremidade de um desses fios e puxá-lo pro outro lado. Simples assim. Isso tudo se... o conduíte não estivesse interditado, entupidinho da Silva. Pois é. Mais uma vez eu pergunto: dá pra acreditar?

Acreditem, isso acontece. Mas como? Bem, o conduíte passava por baixo dos tacos do chão da nossa sala. Justamente num pedaço onde antes não tinha taco, mas que passou a ter. E foi quando o sintequeiro colocou esses tacos, que conseguiu furar o conduíte, e esse, consequentemente foi entupido pelo cimento usado para prender os tacos no chão.


Conduíte entupido de cimento. (Estava completamente cheio de cimento, esse foi o pedaço que sobrou depois que tiramos ele do chão)

Sorte a nossa que um dos tacos próximo ao local do furo estava meio solto. Chamamos o pedreiro, achando que a culpa era dele. Nem era. Mas ele foi arrancando os tacos, enquanto eu arrancava os cabelos até encontrar o conduíte entupido. Comprei, então, meio metro de conduíte e duas luvas e fizemos a emenda.

Conduíte com emenda

Buraco no chão da nossa salinha linda :(

No total foram 4 tacos arrancados. O sintequeiro precisou levar pra casa outros 4 tacos que havíamos guardado (taí a importância de se guardar restos de obra). Uma semana depois, voltou com eles já clareados e os colocou no lugar. Nem dá pra perceber!

Mas o susto foi grande!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ê marzão... de papelão!!!

Se você, assim como nós, AMOU o sinteco do seu apê, tem vontade de ficar passando a mão no chão a cada 5 minutos, quer fotografar cada veio de cada taco da sua sala e está morrendo de ciúmes do seu chão novo em folha, faça como fizemos, forre TUDO!

Mas quando digo tudo, quero dizer TUDO MESMO. Mas forrar com o que? Papelão. Saca aquele papelão escuro e feio que a gente vê nas caixas de estoques de supermercados? Esse mesmo.

Ah, sai caro! É sai, sim. Mas só se você resolver comprar tudo na papelaria. Porque se você tiver tempo ou um pai fofézimo que faz várias viagens aos supermercados para catar caixas pra sua filhota, fica baratinho. Pois é, eu tenho um pai desses :P. Tudo bem que ele adora supermercados e pegar coisas de graça, ainda assim, ele foi muito fofo.

Resultado? Vejam as fotos abaixo. Ah! Meu pai catou as caixas, mas quem forrou o chão fui eu, tá? Minhas costas que o digam!





E pra quem está a fim de fazer o mesmo, a dica: normalmente os supermercados cobram de 20 a 50 centavos a caixa. Mas no Rede Economia da rua General Polidoro em Botafogo, elas saem de graça!

E pensam que terminou por aí? Não mesmo! Ainda tivemos que colocar plástico preto por cima disso tudo (ok, quem fez isso foi o pintor), porque chegou a hora da pintura! Em breve por aqui...

sábado, 25 de abril de 2009

O chão onde pisas

Alguém aí na platéia me responda: você costuma olhar para o chão onde pisa? Quando estou andando pelas calçadas esburacadas do Rio de Janeiro, adornadas por cocozinhos de cachorro e poças de laminha de chuva, sim. Olho e muito! Agora... será que eu olho pro chão da cozinha das pessoas?

É impressionante a quantidade de detalhes que você passa a reparar depois que começa a reformar o seu cantinho. Nunca pensei que chão fosse fazer parte do meu sonho de consumo. E que fosse se tornar motivo de preocupação (tudo bem que TUDO vira motivo de preocupação nessa minha cabecinha maluca). Pois não é que virou?

Mais impressionante ainda é perceber que um simples chão pode fazer TODA a diferença no seu cafofo. No caso aqui, falaremos, mais uma vez, da nossa cozinha.

Saca aqueles chãos brilhantes de foto de revista? Os tais famosos porcelanatos brilhosos que estão na moda. Então. Acho um luxo! Digno!

Já o meu namorado, se amaaaarra em chão imitando cimento. Nunca fui muito fã de Niemeyer. Aliás, acho uóóóó as construções dele, todas no cimento. Parecem inacabadas, tipo, faltou dinheiro, saca?

Pois bem. Não é que meu namorido conseguiu me convencer de que um chão meio cinza, nem cá, nem lá, pode ficar bonito pra caramba? E é cada um lindão que tem por aí...

Nossa primeira idéia foi usar o porcelanato da linha Bauhaus da Portobello.


Dois motivos nos fizeram desistir dele:
1) Superfície acetinada – segundo o vendedor do Shopping frei Caneca poderia ficar escorregadio, quando molhado
2) Cantos boleados – Saca quando você olha o azulejo de perfil e percebe que seu canto é meio arredondado, tipo essa caixinha aí da foto? Então, isso é boleado. E a gente queria azulejo retificado, com seus cantos retinhos. Muito mais chique, porque você consegue juntar mais as peças e fazer um acabamento bem melhor.

Foi então que uma amiga nossa sugeriu um piso semelhante da Itagres: porcelanato da linha Concreto. Muuuuito mais bonito. Superfície porosinha, tipo cimento mesmo e cantos retos. Um luxo!

(Essa minha sandalinha não é um luxo?)

Decisão nº 2: que tonalidade usar? Esse piso possui 3 tons: grafite, cement e gesso. O gesso foi logo descartado por ser claro demais. Quase branco. Ficamos entre o cement e o grafite, esse segundo me pareceu muito escuro. E o medo de cozinha de Niemeyer bateu forte! Nada que um milhão e meio de simulações diferentes no nosso programinha de arquiteto não me fizessem mudar de idéia. Perdi o medo e resolvemos: vamos grafitar o chão!

Só que, somando-se a isso, tínhamos também a vontade de misturar os tons. Tipo: maior parte escura e detalhes claros. Vimos alguns exemplos disso e achamos deveras interessante. O problema é que nossa cozinha era pequena pro tamanho desse piso (51 x 51cm). Ou seja, nada que a gente desenhasse no chão nos agradava. Veja os exemplos abaixo:




Mas vocês acham que foi fácil desistir da idéia das duas cores? Na hora que o pedreiro resolveu assentar o piso da cozinha, gritamos: “STOP! Oh yeah wait a minute Mr. Stoneman!” e fomos correndo na Amoedo (eca!) comprar uma caixa extra do piso com a tonalidade Cement. Pra que? Pra me deixar com uma baita dor na coluna de tanto colocar e tirar azulejo do chão. Juro, gente! Fiquei umas boas 2 horas de domingo carregando e posicionando azulejo pra lá e pra cá no chão da cozinha.

Você deve estar pensando: que povo criativo! Devem ter resolvido colocar uma carinha sorridente, uma florzinha ou um xadrez no chão da cozinha. Que máximo!


ERROU!!! Nenhuma das paginações acima nos agradou e resolvemos que vamos ficar com o chão só no grafite mesmo. Ah, sim, agora estamos com uma caixa de 6 peças do piso sobrando. Alguém se interessa?

quinta-feira, 26 de março de 2009

Nunca pelo chão – use as paredes

Hoje resolvi levar meu pai na obra. Queria checar possíveis vazamentos e sabia que ele era bom nisso. Mas a primeira coisa que ele perguntou quando entrou no apartamento foi: “O que ficou resolvido sobre o gás?”. Respondi que a tubulação atravessaria o chão da cozinha, pois queríamos colocar o fogão para no outro extremo dela.

- Pelo chão???!!! Você nunca deve passar nada pelo chão do apartamento!!! – essa foi a reação do meu pai.

E aí começou o drama. Até porque, logo em seguida, descobrimos que parte da tubulação de água também tinha sido desviada pelo chão. Coisa que não deveria ser feita jamais.

E lá vamos nós falar pro mestre de obras que parte da tubulação deveria ser refeita e que o trajeto do gás deveria ser mudado. Momentos tensos! Medo do pedreiro se encrespar e resolver tocar a obra de qualquer jeito. Juro que fiquei a manhã inteira remoendo esse probleminha na minha cabeça. Mas como disse uma amiga minha: "Eles estão acostumados com essas mudanças. Não se estressa." Espero que ela tenha razão...

Mas vamos às explicações: Tubulação no chão, só a de esgoto, que não tem outro jeito. Mas o resto, tente sempre passar pela parede. Primeiro porque se surgir um vazamento com o encanamento passando pelo chão, sua laje corre o risco de virar uma piscina. Segundo que vazamento na parede fica logo visível. Já no chão... com espaço de laje por baixo... Você corre o risco de ter que furar ele todo, pra achar o problema. Terceiro pelo simples fato de que quebrar parede é mais tranqüilo que quebrar chão.

Mas e o gás? Bom, segundo nosso amigo engenheiro e grande conselheiro para assuntos de obras e reformas, não se deve passar gás pelo piso nunca. Simplesmente porque a laje é a parte que mais sofre alterações no seu apartamento e esses “movimentos” dela podem estragar seu cano. Daí começa um vazamento que você não sente, não sabe que existe, até o dia em que seu chão estoura! POW!

Ou seja: o ideal é passar a tubulação sempre pela parede.

Aprenderam a lição? Eu aprendi!

E por falar em parede, esse jornal estava dentro da nossa! Juro!