sábado, 16 de maio de 2009

Você sabe o que é um peitoril? E uma soleira?

Acho que peitoril todo mundo sabe o que é. É a base de uma janela. O lugar onde você apóia seus cotovelos, quando quer se debruçar e olhar a vida passando na rua. Ou mesmo vigiar o seu vizinho. Não importa o que você faz na janela, importa é que ela tem um peitoril e que eu nunca me imaginei comprando um.

Peitoril de mármore branco da janela da cozinha

Peitoril de mármore branco da janela da área

É tanta coisa que você nunca se imagina comprando e que você nunca reparou que existe, que tem um nome e que é vendido em algum lugar... Pois eu nunca pensei que algum dia ia entrar numa marmoraria e pedir: "3 pedras pra janela, por favor!" Sei lá. Achei que elas já faziam parte do pacote janela pronta!

Outra coisa que descobri com o decorrer da obra, é que debaixo da porta existe uma coisa chamada soleira. Nada a ver com sol, nem com olheira :P Mas se você olhar para o chão, debaixo da sua porta, vai descobrir do que estou falando. As soleiras podem ser de tudo que é material: granito, mármore, madeira. Em alguns casos elas não existem. Isso é muito comum quando o chão é de piso laminado. Nesse caso, no lugar da soleira, entra um acabamento fininho de metal ou plástico mesmo.

Aprenderam? Eu, sim!

Soleira de mármore branco da porta do banheiro

Soleira de granito branco itaúnas da porta do lavabo da despensa

4 comentários:

Marcelo Oliveira disse...

O mais gostoso ao final de uma reforma (se é que pode-se dizer que há algo de gostoso resultando de uma reforma) é a sensação meio onírica quando depois de passar por esse longo período no mundo da poeira, escombros, desespero e bagunça, volta-se a um lugar limpo, organizado e cheiroso. Dá pra pensar mesmo que tudo não passou de um sonho, vcs vão ver :)))

Marcelo

Eduardo Camara disse...

Marcelo, tomara mesmo! Mas... sonho? Pô, tá mais pra pesadelo, ehehe! Ah, Bibs, essa soleira daí de baixo é do quarto de empregada!!!

Elizabeth disse...

Eu até sabia o que era peitoril, mas soleira... hum... no chão... aposto que foi um "patrício" que deu esse nome (com todo o respeito aos meus antepassados) rs

Anônimo disse...

soleira é porque você passa a sola do sapato nela. antigamente eram maiores e com carpete para limpar os pés.
Mas sabe o mais importante pra que mais servem?
Quando tem um degrau! O menor que seja, o ser humano tende a prestar atenção inconscientemente onde pisa e aí ninguém dá um "trupicão"!