domingo, 7 de junho de 2009

Batendo o nível

Imagine a seguinte situação: o seu pé direito tem, digamos, quase 3 metros de altura e você quer rebaixá-lo em 15 centímetros, apenas para embutir as luminárias. Como é que o seu gesseiro faz pra que o teto não fique torto? Não, ele não sai esticando a trena em cada canto da sala, do chão até a altura que você quer que fique o teto. Não. Ele bate o nível!

Aí você me pensa: “Ahhhhhh! Lógico! Ele bate o nível! Eu ia justamente responder isso!”

Bom se você ia responder isso, já deve ter passado por alguma obra na vida, é engenheiro, arquiteto ou coisa do gênero. Pois antes dessa nossa reforma, eu não tinha a menor idéia de que isso existia. Então praqueles que estão na mesma situação que eu estava, eu explico como se faz pra bater o nível.

Primeiro você vai precisar de uma mangueira. Sim, uma simples mangueira cheia de água. Nada de apetrechos tecnológicos com sensores infravermelhos, uma simples mangueira cheia de água é o material usado. Ah, sim, você vai precisar também de um metro ou trena e um lápis ou caneta para riscar a parede. É, você vai fazer um risco horizontal de 1 ou 2 cm na sua parede, na altura que lhe convier.

Parede riscada, você agora encosta a mangueira junto da marcação feita. Pega, então a outra ponta dela e a estica até, digamos, a parede oposta do aposento. Geralmente o nível é batido por duas pessoas, tá? Continuando, a primeira pessoa, que está segurando a mangueira próxima ao risco, nivela, então, a altura da água que está dentro da mangueira com a altura do risco na parede (ver foto acima). Quando a água estiver paradinha, no mesmo nível do risco (ahá! Por isso que dizemos “bater nível”!), a segunda pessoa encosta a outra ponta da mangueira na parede oposta e aguarda até que a água do outro lado pare de se mexer. Quando a água estiver paradinha, pimba! Ela faz um outro risquinho naquela altura. Pronto! Está batido o nível! Você tem dois riscos, exatamente na mesma altura em relação ao chão.

Edinho e Seu Eduardo felizes nos mostrando como se bate o nível

Existe, logicamente, uma explicação física para esse método, mas não quero entrar nesses pormenores agora, até porque não saberia explicar. Fiquei apenas me perguntando, se nos países chamados desenvolvidos, eles ainda usam uma mangueira com água pra medir alturas e achei a idéia meio absurda. Tinha certeza de que eles teriam aparelhinhos eletrônicos, cheios de guéri-guéri, que apitavam ou acendiam luzes quando à determinada altura do chão. E sabe do que mais? Descobri que esse é um método utilizado mundo afora. Mas também, é tão simples e eficaz. Pra que complicar, né?

8 comentários:

Andrea disse...

Eduardo, interessante "bater o nivel" não é mesmo! Como engenheira civil eu já vi muito disso e existem outros mais que são usadas em obras, como "bater o prumo", que é a mesma coisa do nivel só que vertical com uma linha e um balde pendurado! É a lei da gravidade! Rs... Parabéns a sua reforma está linda!

DANA LÁ SAUDE disse...

mano que inutil isso kkkk bater nivel minha filha de 4 anos de idade sabe fazer isso aff nivel plumo e esquadro se quiser te dou aula particular kkkkkkkkkkkkkkkk

DANA LÁ SAUDE disse...

meu vou esplicar pra voçe en poucas palavras o porque da mangueira tu ja viu o mar fora de nivel coloca a agua num copo pode deitar ele a vontade a agua permaneçe no nivel por que ? sua cidade onde mora qual a altitude o ponto prinçipal pra tu saber sua altitude é o mar lá começa do zero ja deu pra tu sacar alguma coisa né estuda pra num postar merda meter a foto de dois marmanjos com uma mangueira tirando nivel aff existe nivel a lazer e é preciso quanto a mangueira e num preçisa nem riscar parede kkkkkkkkkk estuda fio

Anônimo disse...

Legal. É uma coisa que é simples de fazer mas nem todo mundo tem uma "simples" chance de aprender como esta.Nota 10!

Unknown disse...

O rapaz dá uma dica legal, daí vem um idiota criticando escrevendo um monte de besteiras se achando o cara..putz.
Ainda por cima maltrata o português,- plumo?- preçisa?
PRUMO, PRECISA.
Tem vários outros erros que não quero corrigir, vai estudar português.

Anônimo disse...

esse tal de DANA LA SAUDE tem um problema bem grave..........ele é viado mas não quer assumir sua bichisse, aliás esse é o pior tipo de boiola.
Outra coisa,como ele foi o único que notou a presenças dos dois "marmanjos" na foto quer dizer que ele curtiu os caras....Resumindo,não sabe nada e ainda é uma biba louca

Fondare Massas disse...

Irmão valew a dica...Muito interessante sua explicação....gostei mais do bom humor de vcs.......Parabens
Deus os abençoem

enoquemendes disse...

Valeu pela dica, não tinha pensado nisso antes! Vou usar isso quando for instalar meu forro PVC.