segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Erros na reforma

Tem coisas que a gente so aprende fazendo. Fazendo e errando. E como essa foi nossa primeira reforma, já sabíamos que muitas coisas dariam errado e que muitas decisões seriam motivo de arrependimento mais tarde. Nada que faça com que a gente queira quebrar tudo de novo. Mas servem como aprendizado para próximas (será?) reformas. E o mais importante: servem de dica para quem ainda está começando. Então vamos lá: coisas que eu não faria de uma próxima vez!

. . .

1) Chão branco no banheiro

Só fica bom nas revistas, acreditem. Qualquer cabelinho escuro que cai aparece, qualquer pingo d´água vira lama rapidinho, qualquer manchinha deixa tudo com aspecto sujo. Chão branco nunca mais! Aliás, os fabricantes de pisos deveriam ser proibidos de fabricá-los!

Você pode optar por um piso claro com algumas pequenas manchas. Já disfarça um bocado. Colocamos um desses na nossa área de serviço e fica menos pior que o banheiro.

Acreditem, o rejunte desse íso era branco! Ficou assim em menos de um mês de uso!

Já o piso da área de serviço, que não é totalmente branco, disfarça melhor a sujeira.

. . .

2) Tanque pequeno

"Imagina! A gente quase não vai usar o tanque! Podemos optar pelo pequeno mesmo!" Esse foi o meu discurso, quando decidimos que tanque colocar na área. Ocuparia menos espaço, o que é sempre bom, mas o que eu não esperava é que ele me dificultasse tanto a vida. Pode parecer exagero, mas se você escolher colocar um tanque é pequeno na sua casa, pode se preparar para viver enxugando o chão. Sem falar nos baldes que mal cabem dentro dele. Algumas bacias, então...
Aliás, ainda pensamos seriamente em trocá-lo por um tanque maior. Ele é muito mais usado do que eu imaginava e faz falta uma cuba com mais espaço... Se você puder optar, escolhe, no mínimo, um tanque de tamanho médio.

Esse é o nosso tanquinho.

Reparem como o balde mal cabe dentro dele e a bacia fica de fora. Água espalhada no chão, na certa!

. . .

3) Altura dos canos

Esse erro foi falta de experiência mesmo. Confiamos no pedreiro, que calculou mal a altura da saída dos canos. Resultado, todas elas ficaram baixas demais e por consequência, aparentes, pois optamos por não usar armários debaixo das pias. Sem falar nos gastos extras. Os rabichos que compramos eram curtos demais e tivemos que comprar prolongadores para os sifões. Pode? Da próxima vez, pode não!

Aqui precisamos emendar um rabicho no outro, para dar na altura.

Já no banheiro, compramos rabichos mais compridos. Calculamos mal também o centro da pia, por conta disso tivemos que comprar um sifão articulado da Deca. Reparem como o cano sai da parede e faz uma curva para a esquerda.

Aqui a altura do registro da ducha ficou baixa demais. Resultado: ou a mangueira arrasta no chão ou precisa ficar enrolada como vocês veem na foto.

. . .

4) Posição da alavanca do basculante

Sabe quando depois de pronta a coisa você se pergunta: "Putz! Como não pensei nisso?". Pois é, isso aconteceu quando vimos o basculante da cozinha devidamente instalado ao lado do fogão. A alavanca de abrir e fechar a janela ficou colada na parede. Erro de projeto do fornecedor, mas como tivemos zilhões de problemas com essas janelas, esse aí saiu no xixi. O problema fica por conta do acesso à essa alavanca. Com o fogão na frente, ela fica meio distante, meio chato de alcançar. Sem falar que arranha toda a parede, pois ela fica muito grudada no canto. Como você podem ver nas fotos abaixo, tiramos a alavanca, pra trocá-la de lado, mas até hoje não o fizemos. E como nos indispusemos com o fornecedor, nem penso em pedir para que eles venham consertar esse erro. Vou ter que arrumar uma boa furadeira e resolver isso, dia desses.

Vejam como a janela fica bem grudada na parede.

Se olharem com atenção, verão os furinhos na lateral da janela, onde devem entrar os parafusos da alavanca. Tiramos ela dali, porque estava riscando a parede.

Essa é a janela do banheiro, que acabou ficando com a alavanca junto à parede mesmo. Vejam como ela risca o azulejo.


47 comentários:

Amanda disse...

Oi querida... vou linkar este post lá pro meu blog - Construindo Nosso Sonho... achei demais das dicas...

Anônimo disse...

Aaaahhh!
Piso branco?!
Estou vivendo isso agora na carne!!!

Compramos a casa pronta...achei tudo muito lindo branquinho...tem 1 mês que estamos aqui e me sinto uma bruxa, porque só vivo com a vassoura na mão!!! e é exatamente como vc descreveu, acabei de limpar e cai um pingo dágua que vira lama rápido!

O banheiro e a cozinha estão me deixando loucaaaaaa! rsrsrs

Excelente post.

Beijo!

Roberta Azevedo disse...

Verdade essa ideia de que piso branco é lindo... é furadaaa das grandes!eu comprei o piso branco para minha casa toda ,e hoje em dia vivo com a vassoura na mão igual a Rita disse,um dia sem varrer parece que já tem uma semana de casa suja, fora o rejunte que fica muito feio depois, o meu é liso se cair água é chão na certa.
Agora vou fazer outro quarto na casa, e vou colocar um piso diferente,ainda mais que é quarto para criança.

bjbj ótima a sua dica.

Roberta Azevedo.

Mário Brum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Brum disse...

Nossa mãe!!

Essa de piso branco é complicado mesmo!!! Minha esposa nem quer ver piso branco na frente dela!!

Como estamos construindo vou ficar atento a estes probleminhas, tanto do banheiro, quanto do basculante... senão posso passar pelo mesmo problema...

Obrigado pelas dicas.

Abraço.

Priscilla Araujo disse...

Suas dicas são excelentes!!! Nem me fale do piso branco... aqui em casa eu fico passando pano na cozinha e no banheiro direto!!! quando eu tiver outra casa, nem me pagando vou colocar piso branco! Bjocas, seu blog é uma graça!!!

Unknown disse...

Ai que tristeza... dá uma dó a gente planejar tudo com tanto carinho e acontecer essas coisas. Mas valeu pelas dicas, estamos na fase final de obra pesada e vamos lembrar com carinho de tudo isso!

Beijos, boa sorte!

Débora disse...

Não estou reformando, mas estou de mudança e procurando dicas de decoração e etc. Ameio o blog, as dicas e o jeito natural e engraçado como escrevem!
Estarei seguindo!
Bjs

Daniel disse...

Tarde para ler!

Voces demoraram pra postar isso!
A uma semana comprei todo porcelanato para minha casa nova!

Tudo piso claro, o da cozinha banheiro e área entao, brancos.

O da sala é meio marfim!

Que dor que to no coração! A entrega esta agendada para semana que vem e nao sei se tem como trocar agora!

Vanessa Santos disse...

ehehe, estou rindo até agora pq comigo aconteceu exatamente igual... o piso branco em questão fica na minha cozinha e eu já tenho ódio dele!!! e o meu tanque tamb é pequeno e cada vez que ligo a torneira é aquela lambança... espero que da próxima evz a gente faça as coisas de outra forma!
abs,

Bianca disse...

Olha, mythos, normalmente vc tem até 7 dias pra trocar qualquer produto. Se vc está assim arrependido, acho que ainda dá tempo.
beijos e boa sorte!

Daniel disse...

Pior que nem dá pra trocar agora, primeiro porque nao estou no rio de janeiro no momento, só volto daqui a uma semana, segundo porque teriamos que escolher outro e pagar a diferença, o que demanda tempo.

Acho melhor aceitar a nova vida de Amélia, se estiver muito ruim mesmo, ano que vem arranca tudo e poe outro.

É tão ruim assim mesmo gente?

Lilás - Mania de Tecido da Naná disse...

olá!!!!

Que tinta vermelha maravilhosa é essa na cozinha? Ficou muito bom, parabéns!!!

abs

Construção Total disse...

Excelentes dicas! Estou construindo e tinha idéias bem parecidas com as suas...tanque grande, nem pensar! Quero o menor!!!hahahaha. Que furada ia ser! E a questão do piso...nossa, nada pratico pelo jeito.
Mas dd qq forma, eu achei o projeto do seu apt. lindo... as cores, a iluminação..mto legal!!! Com certeza, dá para conviver com esses pequenos "defeitinhos".
Bjs
Ju,
Construção Total

Construção Total disse...

A proposito, qual a altura da saida d' agua que vc utilizou?

Anônimo disse...

Gente, que dó isso! Também to fazendo reforma total aqui na casa e ficaria tão chateada se isso acontecesse, afinal queremos tudo o mais perfeito possível né. Por enquanto e graças a Deus não tivemos problemas com coisas dando errado, mas sei que de tanta coisa que temos pra fazer/resolver/pensar, uma hora ou outra algo vai passar despercebido.

Aline nóbrega disse...

Ótimas dicas. Estava super feliz e pensando em colocar piso branco na cozinha e nos banheiros e ja desiste. Muito bom o blog e o post!
;*

Silvinha disse...

oie... adorei seu blog... sou nova por aq.. me casei ah 2 meses e estou a procura de novidades sobre reforma, decoraçao etc.. estou te lincando viu...
bjs

Anônimo disse...

Adorei a idéia do porta papel higiênico !! Acho que deve dá para fazer com aqueles plásticos que vendem em folha, acho que que é acetato o nome, o que faz caixinhas de presente, assim pode variar a cor também e como tenho criança em casa será ótimo pq. não quebra!!
Valeu a idéia!!!
Bjos.

Larissa Lieders disse...

Reforma é isso mesmo, a gente acerta e erra várias coisas.
Mas como vc mesma disse: vale a experiencia.
Coloquei piso branco no meu lavabo e estou arrependida etá o último fio de cabelo...
Bjs

Vera Lucia disse...

Olha meu piso ñ é branco, mas é um tom de marfim tipo imitando mármore, mas é HORRÍVEL!!! Apesar de q qdo o vi na loja, me apaixonei e o alto brilho era tudo de lindo!!! Mas até esse encanto já se acabou...snif... Qdo abro as janelas e a claridade entra, dá pra ver o piso todo aranhado onde mais se circula, parece piso com anos de uso e só tem alguns meses, mas já criei meu mantra! Vou trocar esse piso, vou trocar esse piso!!! Pelo menos tive a FELIZ idéia de por nos banheiros e cozinha um piso preto/mesclado... ai, ai, pelo menos!! Beijos!!

Paula disse...

Passe X-14 nos rejuntes que ele voltará a cor original!

Simplesmente Luísa disse...

Nossa, vc tem mto bom gosto, adorei as dicas de tudo... a reforma ficou mt legal, o lavabo a cozinha... vou te add!!! Te espero pra uma visitinha!
Beijos!!!
Obs: Nanda teixeira é d+!

Márcia disse...

Olá! Meu karma também tem sido o piso branco na cozinha, aff, apesar de sermos apenas eu e marido, só fica limpo mesmo no dia que lavo coisa que ocorre apenas uma vez por semana afinal trabalho fora tbm, mas isso vejo como teimosia, já reparou que que está construindo mesmo recebendo dicas de quem tem piso branco, a pessoa não ouve e insiste em colocar? bem feito pra mim e pra quem não acredita que piso branco só funciona na teoria, em fotos de revista de decoração ou então se tu for rica e contratar uma pessoa apenas pra passar o dia inteiro limpando o mesmo.. rssss Felicidades!

Patrícia França disse...

Olá!!! Também reformei minha casa há 3 meses e tive a infeliz ideia de colocar piso branco, para aumentar o ambiente, colocamos na casa toda, meu marido bem que me avisou, mas teimosa como toda escorpiana...rs, não o escutei e agora vivo uma vida de bruxa com a vassoura na mão a todo momento, aonde passo tem cabelo meu...aiii....e tenho que amargar esse arrependimento calada, para não dar o gostinho do meu marido dizer : Eu te avisei...rs, mas tudo bem reforma é assim mesmo para aprendermos com os erros.

bjsssss

Carlinha disse...

Uma dica pra nao precisar trocar o tanque (a nao ser que saia mais barato!): em casa optamos por aquele tanquinho liiiiiiiiindo da deca, que fica fixado direto na parede, eh pequeno e tem uma tabua de madeira. Lindo, lindo, lindo! Pra evitar a lambanca com baldes e bacias que nao cabem (pq nao cabem MESMO) optamos por instalar uma torneira tipo chuveirinho. Assim, na hora de encher baldes e afins, eh soh destacar a torneira e encher o balde no chao mesmo. Fica ateh mais facil de movimentar depois de cheio... pq tirar um desses cheio dagua de dentro de qualquer tanque eh uma dificuldade!

Carlinha disse...

Uma dica pra nao precisar trocar o tanque (a nao ser que saia mais barato!): em casa optamos por aquele tanquinho liiiiiiiiindo da deca, que fica fixado direto na parede, eh pequeno e tem uma tabua de madeira. Lindo, lindo, lindo! Pra evitar a lambanca com baldes e bacias que nao cabem (pq nao cabem MESMO) optamos por instalar uma torneira tipo chuveirinho. Assim, na hora de encher baldes e afins, eh soh destacar a torneira e encher o balde no chao mesmo. Fica ateh mais facil de movimentar depois de cheio... pq tirar um desses cheio dagua de dentro de qualquer tanque eh uma dificuldade!

Sane Almeida disse...

Pow, acho que esse problema do rabicho articulado deveria ter sido visto pelos profissonais da obra. Eu mandava arrancar e colocar no lugar certo.
Já fizemos isso na nossa obra e graças a Deus o mestre não reclamou...tb ia reclamar de quê?
Eles são profissionais e devem estar atentatos a essas coisas.

bjs

Clara Viegas Miranda disse...

Aiiii... Espero que o meu piso branco seja diferente... hahahha

Deise Soares |arquiteta| disse...

Ola! SObre o rejunte vou lhe dar uma dica! existe no mercado o rejunte EPOXI, ele vai sujar....mas vc podera lavar ele com uma escovinha....e plim vai ficar branco novinho em folha! diferente do rejunte comum! o problema é...ele é umas 10x mais caro que o rejunte comum, e retirar o velho e recoloca-lo...da um trabalhao! depois de colocado tb precisa de um produto especial para limpeza final de obra!

Deise Soares |arquiteta| disse...

Ola! SObre o rejunte vou lhe dar uma dica! existe no mercado o rejunte EPOXI, ele vai sujar....mas vc podera lavar ele com uma escovinha....e plim vai ficar branco novinho em folha! diferente do rejunte comum! o problema é...ele é umas 10x mais caro que o rejunte comum, e retirar o velho e recoloca-lo...da um trabalhao! depois de colocado tb precisa de um produto especial para limpeza final de obra!

textos publicados disse...

Meninas vces tão reclamando do que? idióta fui eu que coloquei PISO E REJUNTE BRANCO EM TODA A MINHA CASA, eu mereço, passo todos os dias limpando, limpando, desencardindo, brigando com todo mundo que usa pés para caminhar, já usei INUMEROS produtos pra deixar o branco mais branco, tintas próprias para pintar rejunte ( sempre branco)ainda tinha esperanças..., então foi aí que eu pensei, hahhha NUGUET BRANCO, comprei nuguet branco, fiquei naquela posição medonha de lazarenta e começei a passar nuguet em todo o piso, LINDO!!MARAVILHOSO!!ESPETACULAR!! ACHEI O NINHO DA ÉGUA, pensei. Durou duas semanas e meu sonho acabou. Hoje sou uma mulher frustrada, sem direito a reclamar porque teimei com meu marido de pé junto que queria tudo BRANCO, me sinto num ambulatório mal cuidado, numa salinha de vacinas, pronto socorro publico, enfim. Essa história do meu piso branco daria um best seller, entrei recentemente numa outra grande furada, não contente com todo o transtorno que o piso vem causando aos meus dias de folga, comprei um sofá, que cor?? adivinhem... BRANCO, todinho branco, lindo, maravilhooooso, este sim, eu posso limpar a cada quinze minutos que a sugeira sai, mas o problema é que ele me acusa o tempo todo, parece que me diz assim " olha que encardido esse rejunte" ele me acusa, mostra o tempo todo que o chão ta encardido. Não quero morrer, dizem que lá em cima é tudo branco...

Bianca disse...

Olá "textos publicados"! Acabo de elejar o melhor comentário de todos os tempos do nosso blog! O seu!!! Adorei!!! Morri de rir (e de pena) e mostrei pra namorido, que tb se divertiu horrores. Será que posso publicá-lo como um post?

beijossss

Grazi disse...

Oi, nossa senhora!! este post resolveu todos os meus problemas... uma vez eu planejava um banhero num tom meio cinza ou coisa assim, depois vi um piso preto e amei.. mas não queria piso nem rejunte branco..
porém, quando começamos com o projeto da casa minhas idéias sobre um monte de coisa vieram abaixo, graças a umas revistas de decoração e uns blogs sobre construção... aí eu já queria tudo branco com pastilhas aqui e colá.. meu marido dizia "mas uma vez vc dizia que nunca queria branco, pq mudou de idéia??" e eu nem dava bola..
ainda bem que li seu post antes de comprar o dito piso!
só pq nas revistas tem piso branco eu também queria!! absurdo né!! tem mais dicas assim?? diga-nos, por favor!! obrigada

Maria Luiza Pereira disse...

Essa do tanque veio na hora certa!!!
Quase que eu caí nessa!!!
Mil obrigadas!

bjs

Ðú® disse...

Você me desculpe, mas o seu pedreiro era muito ruim, se voce já tinha comprado todo o maaterial como ele istalou tudo errado, e ainda fez as saidas de água no lugar errado.Ele era ajudante e não pedreiro. Tem muito disto no mercado e nós caimos como uns patinhos.

Ðú® disse...

Quando for trocar o tanque, compre um gancho para instala-lo,( 2 ganchos, e 2 parafusos.) não cai, não se preocupe, assim evita este pé que vai até o chão, voce vai ver como é bom na hora de limpar o chão.

manuela disse...

Gente vou começar uma reforama nos 2 banheiros, já ganhei 10 cabelos brancos e ainda nem comecei! bom eu cometi um imenso erro numa reforma do piso aqui de casa, coloquei armários modulados logo que entregaram o apartamento, e depois deceidi mudar o piso para porcelanato, ou seja tive que desmontar os modulados, nem preciso dizer como ficou, né? fora que eu na falta de $$$$ comprei primeiro o porcelanato para os quarto e depos para a sala e deu diferença na tonalidade, tive que colocar umas soleiras para disfarçar, mas só evidencia os recorte no piso, fail total..... dá vontade de tirar tudo de novo e colocar novamente... .

Anônimo disse...

primeiro aprenda que rejunte é rejunte, rejunte branco em qualquer tipo de piso(do branco ao escuro e até os com outras texturas) principalmente no banheiro ficam escuras com o tempo, existem produtos em lojas de materiais de construção que deixam o rejunte brancos novamente (se bem que uma boa esfregada com cloro já limpa né, só que isso vai da boa vontade das pessoas de deixarem a preguiça de lado, segundo quando for fazer uma reforma tem de ficar encima dos pedreiros é só vc vira pro lado e eles já estão fazendo tudo errado, se não tem tempo para ficar em cima contrate um arquiteto ou decorador, tenho certeza que esses tipos de erro não ocorreriam, infelizmente as pessoas não dão valores aos profissionais da área e acham que tudo pode ser feito apenas lendo uma revistinha, o resultado é esse ai,
só uma critica ridícula suas matérias
Att: A DESIGNER DE INTERIORES, formada e com diploma

Roberta Danemberg disse...

Pode ter certeza que chão branco no banheiro não mostra só cabelo escuro. O meu é loiro e também aparece. Fico sem saber o que é pior, meus fios cumpriiiidos ou os pelos do meu marido. Como cai pelo do corpo de um homem... rs

Filtro disse...

Reformas sao sempre complicadas, mas as soluções foram muito boas.

Unknown disse...

Pessoal...não adianta, reforma e construção...tem que ter "projeto" tem que ser pensado, pra evitar esses aborrecimentos e gastos desnecessários que poderiam ser evitados e investidos em outros materiais ou móveis pra incrementar seu ambiente.
e concordo com a colega de trabalho, autora anonima ali de cima, quando cita que:
"...quando for fazer uma reforma tem de ficar encima dos pedreiros é só vc vira pro lado e eles já estão fazendo tudo errado, se não tem tempo para ficar em cima contrate um arquiteto ou decorador, tenho certeza que esses tipos de erro não ocorreriam, infelizmente as pessoas não dão valores aos profissionais da área e acham que tudo pode ser feito apenas lendo uma revistinha..."
E o que acontece em muitos dos casos, é que as pessoas só recorrem a nós depois da desgraceira feita, pra gente poder projetar novamente e tentar corrigir sem ter que quebrar tudo....consequentemente, o preço é outro né!

Essa frase cai muito bem nesses momentos:
" Valorize sua obra. Contrate um Arquiteto!"

Também sou Designer formada e com diploma; e essa foi a minha dica pra vocês: "Projeto" antes de tudo!

Anônimo disse...

Só dando uma sugestão para o rejunte do piso branco: limpe bem e passe verniz fosco (de artesanato mesmo, usando um pincelzinho), impede que a sujeira impregne. Fiz no meu e ficou bom´, melhor dar duas demãos...

Unknown disse...

Nossa, que coisa simpática seu blog! Estou reformando minha casa e tenho um basculante super xexelento que queria inventar alguma coisa, sei lá, colocar adesivos com cores, talvez! Dei de cara com seus escritos aqui! parabéns!

Fernanda disse...

Nossa, essa do tanque é fato. Fiz uma reforma recente e a primeira coisa que queria trocar era o tanque (minúsculo). A área é pequena, mas um tanque médio cabe perfeitamente e já pude constatar que minha vida melhorou, kkkkk.
Também coloquei um piso clarinho na cozinha, mas o tom meio marmorizado e nada de brilho para não ver risco depois. Acho que foi uma boa escolha.
Quanto ao rejunte, estava meio injuriada com os do banheiro, que é mais antigo. Mesmo com água sanitária, parecia não estar lá grande coisa. Mas descobri que deixar de molho com bicarbonato e vinagre por alguns minutos e depois esfregar com uma escovinha deixa qualquer rejunte com cara de limpo.

Pisos Laminados disse...

Os Pisos Laminados são hipoalergênico e não acumulam sujeiras.

Roberta Danemberg disse...

Fechou com chave de ouro rsrs agora quando vir algo totalmente branco (ou encardido?) lembrarei de você