segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Organizando as bijous

Sempre fui uma menina organizada e sempre adorei bijouterias. Mas uma coisa da qual eu nunca gostei foi de caixinhas de jóias. Por mais lindas que sejam, sempre acho um horror catar qualquer coisa dentro delas. Principalmente colares, que teimam em embolar seus cordões uns nos outros.

Foi então, num belo dia há muitos anos atrás, que me deparei com a forma como uma amiga minha organizava suas bijous. Ela pendurava na porta do armário todos os seus acessórios, usando os papelões nos quais eles costumam vir presos. Daí surgiu a idéia de usar uma folha de cortiça pra espetar meus brincos. Já os colares ficavam pendurados em parafusos que meu pai prendeu na porta do meu armário.

Quando nos mudamos pro novo apê, um dos motivos que me fez optar por um armário com porta de dobradiça (e não de correr) foi a vontade de manter o painel de cortiça dentro da porta do guarda-roupa. Mas chega de blá blá blá e vamos para às imagens, que explicam melhor que qualquer coisa:


Cortiça presa no interior da porta do meu armário, onde penduro minhas bijous


Os brincos ficam espetados na cortiça.

Para guardar os brincos de argola ou pendurados, prendi, na cortiça, uma correntinha com tachinhas. Já os colares e as pulseiras ficam pendurados nas próprias tachinhas.

Como os colares balançavam muito ao abrir e fechar a porta, passei um elástico na frente deles, que os segura na cortiça (fio vermelho que vocês veem aí na foto)

Mesmo com o elástico, o barulho dos colares batendo na porta do armário irritava. Um pedaço de pano por trás deles resolveu o problema.

Pode não ser a coisa mais linda desse mundo, mas na minha opinião, é a mais prática do universo!

P.S.: Respondendo à pergunta de duas leitoras: as tarrachas dos brincos ficam nos próprios brincos. A haste deles costuma ser grande o suficiente para se manter a tarracha nela e ainda espetá-la na cortiça.


15 comentários:

Priscila Ferreira disse...

Uma excelente dica!! Fica super organizado!
Mas e a tarrachinhas dos brincos?
Bjuu
Pri

Anônimo disse...

Pensei exatamente o mesmo que a Priscila quando eu vi: e as tarrachinhas?

a idéia é ótima, mesmo!

Bjo!

Unknown disse...

Nada como ter tudo a mão. Muito pratico e ao mesmo tempo organizado. Ótima dica!!
beijinhos,

Ju

Ana Carla disse...

Nunca tinha visto organizado assim, ficou lindinho e pratico.
Bjo

Carol disse...

Também uso esse método de arrumação para as bijoux, mas o barulho dos colares batendo na porta realmente era um problema, principalmente nos dias em que acordo antes do maridão... Agora resolvi meu problema: elástico e paninho atrás... rsrsrs... Obrigada pela dica!!!

Nanda disse...

Legal! Antigamente eu usava muita bijouteria, mas hj tenho pouquíssimas e fiz uma gaveta com tampo de vidro e divisórias (quadradinhas) para guardá-las. bj

Andrea disse...

Bianca vim aqui para te dizer que a sua reforma foi a inspiração da minha também e sempre será a do meu bloguinho. Fiz um post onde mostro os "antes e depois" de algumas cozinhas e a sua linda está lá! Tudo bem?
* * * *
Lindas bijus! Sou meio desorganizada para essas coisas e acho que não conseguiria deixar tudo tão lindo e perfeitamente organizado assim como as suas! As minhas estão todas dentro de gavetinhas, daquelas de plástico, em um emaranhado só! Rs...

Beijocas Biboca!

Karla e Armando disse...

Excelente dica! Bem pratico e funcional.
PS: tbm tenho dificuldades em organizar minhas bijous.

Beijos Karla.

Anônimo disse...

Moça, que idéia ótima!!! Demais!!

Assim que meus armários estiverem instalados aqui, vou fazer algo parecido! Tbm nunca gostei dos porta-bijous

bjo

Unknown disse...

Putz, tenho que repetir o que todas disseram, óoootima idéia, vou coloca-la em prática !! Obrigada!!!
Bjo.

Fernanda Mecenas disse...

Menina,

Quantas bijus lindas!

Uma idéia bem prática mesmo.

Bjos

Fefe

Helena Coelho disse...

ameiiiiii essa idéia da cortiça, vou mostrar minha filha, ela q é cheia de apetrechos vai adorar essa idéia para se organizar!
seu bloguinho é mt mt fofo! coloquei um link dele no meu blogger que criei esta semana para divulgar a construção da nossa casinha!
um grandee beijo, apareça por la!

Denise Pedro disse...

Adoro esta ideiaaa, mas tenho portas de correr :(.

Tenho os meus brincos dentro daquelas caixas que vem com aquele maravilhoso chocolate ''Ferrero Rocher'' :)

Unknown disse...

Sei que esse post é antigo e que o blog está desativado, mas preciso dizer que há um bom tempo procuro a melhor solução para as minhas jóias, e a sua ideia foi a melhor de todas, muito obrigada!!

Bianca disse...

Oi! Fico muito feliz em saber que gostou da solução! Eu a uso há anos e me ajuda muito!
Tenho um novo blog, pois me mudei e passei por uma nova reforma. No meu novo apartamento, usei essa solução de uma outra maneira. Se quiser dar uma olhada, fiz um post sobre ela:
http://reformareforma.blogspot.com/2012/08/aproveitando-espacos-e-o-armario-de.html
beijos!