sábado, 25 de julho de 2009

Mão na massa - parte 2

Enquanto o apê estava na fase final de pintura, sempre surgia uma ou outra coisa pra ajeitar, remendar, ajustar. Como eu já estava sem saco de chamar o pedreiro, que só aparecia quando queria, resolvi que continuaria colocando a mão na massa e faria um trabalho de equipe com o pintor. Detalhe, todo pintor acaba sacando de reforma. Como eles sempre entram no final da obra, sempre sobra alguma coisa na mão deles. O nosso pintor, o Claudio, me ajudou pra caramba!
Constava na nossa lista de pequenas pendências tapar um buraco que fora aberto demais para a entrada do rabixo do aquecedor e vedar o tanque com massa iberê.
O primeiro item foi resolvido por mim mesma, usando cimento branco. Pra preparar o cimento basta misturá-lo com água, até formar uma pasta com consistência de doce de leite pastoso. Hmmmm. Dica importante: não adianta querer tapar o buraco de uma só vez com o cimento. Ele acaba quebrando ou não gruda direito. Faça aos poucos. Coloque uma primeira camada. Depois de seco, coloque mais outra. Até chegar ao ponto desejado.

O buraco estava maior do que deveria e o acabamento do rabixo não o tapava por completo. Cimento branco nele!

Agora quase não se vê o buraco.

Já para a vedação do tanque eu precisei da ajuda do super Claudio. A massa iberê precisa ser misturada com um catalisador que vem junto com ela. Depois de misturada, ela seca muito rápido, então é preciso saber exatamente o que você vai fazer com ela e já deixar o ambiente preparado. Colamos fita crepe em volta do tanque, pra não sujar as paredes com a massa, que depois é super difícil de tirar. A vedação foi feita na mão mesmo. Uma espátula ajuda, mas nada como nossos dedos. ATENÇÃO: use luvas. Essa massa acaba com a pele e pra tirá-la da mão depois só com muita águarraz ou pintoff (que é um veneno!)

Massa iberê entre o tanque e a parede - não deixa a água correr atrás do tanque

6 comentários:

Paulinha Vieira disse...

Bibi, adorei a dica da massa iberê no tanque. Aqui em casa qdo acabou a obra, o tanque ficou lá, sem rejunte, sem cimento branco, nada! E água correndo solta atrás do tanque...Ninguém merece! Vou pedir para o marido fazer, pode deixar!!!
bjão

Flávia disse...

Olá!
Que coisa boa, finalzinho de obra... nada como os últimos retoques, não é mesmo?
Já pensando na decoração?

Bjsss

Flyner Portugal disse...

HuNMm.. Massa iberê!!!!!
Aqui em casa nós fizemos com cimento branco mesmo.

Eu fiquei pensanod... o que é isso, massa iberê. rrsrs.
Na verdade é "Massa Plástica", iberê é a marca!

Bianca disse...

Podes crer Flyner! É massa plástica mesmo. É que por aqui, todos chamam a massa pelo nome da marca. Tipo gilette, saca? Mas obrigada pela lembrança!

Anônimo disse...

preciso fazer o rejunte de 22 cubas da pia(45cm x 35cm), quantas latas de massa adesiva plastica de 400g devo comprar?
leandro

Unknown disse...

A massa plástica sai com acetona também. Eu usei a massa sem luvas, e minhas mãos ficaram imundas e toda grudada. Passei uma lixa de pé pra tirar o excesso, depois passei acetona pra tirar o esmalte, e saiu da mão todinha facilzinho.