terça-feira, 28 de julho de 2009

Fixação de pedras com massa plástica

Uma das coisas que acabou ficando pro final da obra foi a colocação de pedras de silestone pra fazer uma espécie de nicho na bancada do banheiro.
Nossa idéia inicial era fazer um buraco na parede acima da bancada da pia, ao lado de onde ficará o espelho. Nesse buraco, faríamos um nicho com prateleiras. Seria uma espécie de estante dentro da parede. Tivemos que mudar nossa estratégia depois que encontramos alguns canos passando justamente atrás da parede que queríamos furar. Optamos, então, por fazer o mesmo nicho, só que pra fora. Como uma estante mesmo. Mas o banheiro ficou pronto e o tal nicho ficou pro final. Sobrou para a dupla dinâmica Claudio Pintor e Biboca da Parafuseta.

Nossa missão: fixar essas duas pedras na vertical, ao lado da pia.

Pra fixar melhor as pedras, o Claudio fez 2 rasgos no teto de gesso, onde entraríamos com um pedacinho do topo delas. Pra colocá-la retinha de cima abaixo, medimos a distância entre a pedra e a lateral do azulejo. Fizemos isso na sua base e depois próximo ao teto. As pedras seriam presas à parede com massa plástica. A tal que seca rapidinho e é super chata de limpar. Medimos as distâncias, colocamos a primeira pedra no lugar e deixamos tudo preparado. Em seguida afastamos a pedra da parede e entupimos rapidamente o vão entre parede e pedra com a massa. Quando encostamos a pedra na parede e a massa começou a sair pelos lados, foi aquela correria pra limpar tudo. Um melê só! Depois de muita luta pra tirar o excesso de massa dos azulejos e limpar tudo direitinho, partimos para a colocação da segunda “parede” do nosso nicho.
Foi então, que o senhor Claudio Pintor me veio com a seguinte tirada: “Geralmente não é assim que o pessoal prende essas coisas com massa, não. Eles costumam colocar a massa só em alguns pontos, pra fixá-la e depois de seca preenchem o restante com cimento branco ou rejunte.”
Aí eu pergunto: Por que é que ele não disse isso antes??? Muito mais fácil, muito mais limpo!
Usamos essa nova tática e a colocação da segunda pedra foi mil vezes mais rápida e eficiente!

Massa plástica colocada apenas em alguns pontos para fixar.

Dias depois, o próprio Claudio encheu os buracos com cimento branco e ficou tudo certo. E lindo!

Prontinho!

. . .

Obs.: Respondendo à pergunta do nosso leitor, Flyner Portugal, entre as pedras vamos colocar prateleiras de vidro. Faremos o mesmo no vão azul ali do lado esquerdo da bancada.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sei que o Post foi sobre a massa plástica, mas tinha que dizer...

Que gracinha que ficou!!! Super delicado e perfeito para um casal!

Lindo mesmo..

Beijocas, Mirinha

Paulinha - Reformando Nosso Apê disse...

Oi, casal!!!
Acaboooou!!! ÊÊÊ!!!
Parabéns!!!
Tá tudo lindo, de muito bom gosto!
Não vemos a hora no nosso chegar nessa época, de finalizações!!!
Mostrem o resto do apê pra gente,hein!
Abraços!

Flyner Portugal disse...

Ficou muito bonito muito mesmo, de muito bom gosto o banheiro.
Mas uma pergunta: O que vai ai nesse espaço entre as pedraS?

Thais disse...

Oi casal,

eu nunca escrevi aqui no blog, mas acho que em breve vou passar pelas mesmas coisas que voces pois gostaria de encontrar algo na zona sul e novo impossivel de caro entao uma reforma vai ser inevitavel. Vcs poderiam falar um poukinho de quao dificil ou facil foi achar o apratamento e como conheceram o pedreiro, tiveram indicacao de alguem?? Obrigada desde ja.
Thais

Bianca disse...

Oi Flyner Portugal, no espaço entre as pedras vamos colocar prateleiras de vidro. Será uma estantezinha mesmo. Faremos a mesma coisa do lado esquerdo da bancada.
beijos!

Anônimo disse...

Olá casal!!! Que lindo o banheiro de vcs... aliás, a casa toda. Ficou de revista mesmo!!!! Eu quero colocar no meu lavabo uma cuba igual a de vcs... vc saberia me dizer a medida da cuba e da bancada que vcs fizeram? (eu tbm preciso deixar um vão grande para passagem no meu banheiro). Beijão!
Jeane