sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como rejuntar quinas debaixo do armário

Um belo dia o assistente do pedreiro reapareceu pra rejuntar o chão da nossa cozinha. Isso já deveria ter sido feito há milênios, mas por falta de planejamento os armários da cozinha chegaram e o chão ainda não estava rejuntado. Como os armários são suspensos, achamos que rejuntar o piso depois de instalá-los não seria um problema muito grande. Até descobrirmos que ninguém cabia embaixo deles e que teríamos sérias dificuldades em chegar na quina abaixo do armário de canto.

Canto sem rejunte

Bateu o desespero! Pensei até em chamar o pessoal da Evviva pra desmontarem os armários, só pra fazermos o rejunte. Meu namorido disse que era loucura! Tinha que haver um jeito.

Achei que talvez deixar o canto sem rejunte não seria muito problemático e tratei de ligar para o meu consultor de assuntos relacionados a obras: meu pai. Ele foi logo dizendo que não era legal deixar o chão sem rejunte, porque a água da limpeza da cozinha poderia infiltrar nas paredes. Eu tinha imaginado isso. Mas como meu pai é um excelente consultor, veio rapidamente com uma solução simplérrima: fazer o rejunte um pouco mais aguado e usar um rodo pra empurrá-lo até a tal quina. Perfeito!

Rejunte cinza. Detalhe: o rejunte parece sempre mais escuro quando molhado, ok?

Mas antes de rejuntar, eu precisava limpar o vão entre o piso e a parede. Geralmente a gente faz isso com uma espátula ou uma chave de fenda velha. Mas como eu disse, ninguém conseguia chegar com o braço até lá. Foi então que tive a idéia de prender um prego sem cabeça na ponta de uma ripa de madeira. Assim eu alcançaria o local e poderia raspar o espaço entre piso e parede com o prego. Depois era só passar o aspirador de pó, pra tirar a poeira que saía do vão. Funcionou perfeitamente!

Ferramentas utilizadas: prego na ponta da ripa de madeira pra limpar
a poeira entre piso e parede e rodo pra empurrar o rejunte.

Depois fizemos um rejunte mais aguado, jogamos no chão e empurramos pra quina embaixo do armário. O único erro foi a quantidade de rejunte que o pedreiro tacou no chão. Fez um lamaçal que me consumiu um bom tempo pra limpar.

Depois de seco, embolei um monte de sisal na piaçava da vassoura e saí limpando. Não é que deu tudo certo?
Canto devidamente rejuntado!

Bom, se fosse num local visível, ficaria meio ruim. Não ficou de todo limpinho e bem feito, né? Mas como é no canto embaixo do armário, onde ninguém vai ver, ficou excelente!


7 comentários:

Flyner Portugal disse...

Engenhoso! rsrs
cada coisa que nos aparece!!!!
Achamos que pensamos em tudo, mas sempre aparece algo

Taia Assunção disse...

Olá, parabéns pelo blog...logo vocês estarão colhendo os frutos da obra, ou seja, desfrutando...rsrsrs. Estou voltando para o Brasil e decidindo se compraremos pronto, reformaremos ou construiremos, por esse motivo tenho feito visitas ao blog de vocês e similares. Nada melhor do que aprender com o erro e acerto dos outros...rsrsrs. Visitem o meu espaço, http://zambiameularbrasilmeujardim.blogspot.com/ beijocas da Taia. Ah e está ficando tudo muito lindão.

disse...

heheeh, so faltou mostrar o armario!
bjk

Débora Fouraux disse...

haha pra tudo tem um jeitoo! :D Beijinhos

Paulinha disse...

Puxa!!! Que susto, hein! Sempre tem uma coisinha pra tirar nosso sossego, mesmo que momentâneo..rsrs Mas que bom que deu tudo certo!!! Mas... Cadê as fotos do armário pra gente ver, mulher???
Beijos.

bia fá disse...

ai que deliciiiiiiiiiiiia seu blog! vou ver tudinhooo depois!!!
menina a cor do seu lavado é tudo de bom! maravilhosaaaaaaaa!!
legal que vc coloca o nome das cores!!
amei!!
bjosss

Anônimo disse...

Olá Casal!!!
Agora quero ver os armários!!!
E fotos do lavabo tbm... O pouquinho que deu pra ver, achei lindo!
Tá quase pronto heim?!!! E a construção da minha casa suuuuper atrasada por conta das chuvas... ai ai..
Bjs, Jeane