Já estou pra escrever sobre essa dica há um tempão, mas a obra acabou e um monte de coisas ficou pra trás. Prometo que vou tentar resgatá-las aos poucos.
Como vocês viram em outros posts, chegou um momento na obra em que, já não agüentando mais as enrolações de pedreiros e pintores, resolvi colocar a mão na massa. Assim foi também com o finzinho da pintura. Além de pintar portas, janelas e paredes, o pintor também se encarrega de deixar tudo limpo no final. Não seria diferente com os vidros. Por mais que você os isole com fita crepe, a tinta sempre escapa por algumas frestas e suja os vidros. Sem falar na própria cola da fita que depois de dias pegando sol, gruda de um jeito que só com produtos poderosos você consegue arrancá-la.
Foi então que me muni de água raz, Pintoff, estilete, limpador multi uso, panos de limpeza, espátula e luvas. As luvas não aparecem na foto, mas são muito importantes. Se você acha que água raz é abrasivo, é porque você ainda não conheceu o pintoff. Pra ter uma idéia, vários dedos da luva simplesmente se desfizeram! Isso mesmo! Arrebentaram bonito! Imagina se fosse minha linda pele!!!
Com tudo a postos, comecei a façanha, que me tomou um dia inteiro! Iniciando pela remoção da fita crepe. Para não estragar a pintura, passava sempre o estilete entre o vidro e a moldura da janela, cortando a fita. Se eu simplesmente puxasse a fita sem cortá-la, correria o risco de trazer tinta da madeira junto.
Depois de tirar o grosso da fita crepe, passei à tarefa de limpar cola e tinta que ficaram no vidro. Acho até que no nosso caso tive que tirar mais cola do que tinta, pois o pessoal colou essa fita muito antes de pensarmos em chamar o pintor, ou seja, ela virou parte integrante das janelas, praticamente. Para tirar a cola e a tinta, comecei usando a água raz. Água raz no paninho, muita força nas mãos e ajuda da espátula.
Para aquela tinta que não queria sair de jeito nenhum, usei, então, o Pintoff, que deve ser aplicado da seguinte maneira: com o pano, passe o produto nas regiões onde quer tirar a sujeira, muito cuidado pra não passá-lo onde você não quer tirar a tinta. Não se assuste com a textura dele, é um pouco viscoso, meio arenoso também, não é líquido como a água raz. Você pode passá-lo também para um pote com boca larga (como lata de creme de leite) e usar um pincel. Depois de aplicado, você aguarda ele surtir efeito. Acho que uns 10 minutinhos tá de bom tamanho. A tinta se dissolve que é uma maravilha, aí é só passar a espátula para desgrudá-la melhor e depois um pano.
Muito importante! O local deve ser ventilado. Se for local fechado, use ventiladores. Como estava limpando janelas, não tive problemas quanto a isso. Também aconselho forrar o chão por perto. Se ele cair no piso pode formar uma mancha seca.
No final de toda essa operação, o cheiro fica meio insuportável, então tirei o excesso dos produtos com o limpador multi uso.
COMO MANTER AS RESOLUÇÕES DO ANO
Há 4 semanas
11 comentários:
Para limpar a cola da fita crepe que grudou nos vidros use REDUCOLA.
Garanto que solta tudo.
nossa senhora!!
rs.
trabalhou em amiga!
bjs
Que trabalheira!
não precisava disso tudo
use a velha e boa ACETONA !!!
limpa tinta e cola
descobri por acaso e uso há 30 anos
Testei agora a ACETONA, funcionou perfeitamente... Vou usar e muito aqui em casa... E adorei o blog!!!
Gente,usei acetona e funcionou!!! Tava quase louca limpando cola dos blindex do nosso apto novo..
por favor me ajudem, preciso remover tinta que o pintor repingou na pedra mineira e tirar bolotas de cimento da pedra miracema. já usei na miracema dx40 que é a base de ác. muriático e nao saiu. socorroo!!!!!
Adorei a acetona! Tirou a tinta dos vidros da janela, facilmente! Inclusive, umas manchas antigas, de antes de eu comprar meu apartamento! Amei!!!!!
Galera, aceedito q existam varios casos diferentes de tintas em janelas de vidro( respingos pequenos, varios respingos, manchas grandes e etc)
Sei q eu tentei de tudo no meu ap. que quando entrei ja estava todo respingado por fora acho que por reformas na parte externa, usei solvente, usei alcool, agua morna com detertente, acetona ( ajudou, mais tem q dar uma boa esfregada), porem o que resolveu mesmo foi a lamina de gilete, incrivel, pensei que ia arranhar ou nao adiantar mais nada disso. Com a tesoura cortei o plastico q envolve a cabeca do gileta e so com a pequena lamina para baixo e com dois dedos resolvi a situacao q parecia impossivel, e nao me cortei e nem me machuquei. Fica minha dica. Abrass a todos
Vou tentarrrrr obrigadaaa
Vou tentarrrrr obrigadaaa
Postar um comentário