Acho que peitoril todo mundo sabe o que é. É a base de uma janela. O lugar onde você apóia seus cotovelos, quando quer se debruçar e olhar a vida passando na rua. Ou mesmo vigiar o seu vizinho. Não importa o que você faz na janela, importa é que ela tem um peitoril e que eu nunca me imaginei comprando um.
É tanta coisa que você nunca se imagina comprando e que você nunca reparou que existe, que tem um nome e que é vendido em algum lugar... Pois eu nunca pensei que algum dia ia entrar numa marmoraria e pedir: "3 pedras pra janela, por favor!" Sei lá. Achei que elas já faziam parte do pacote janela pronta!
Outra coisa que descobri com o decorrer da obra, é que debaixo da porta existe uma coisa chamada soleira. Nada a ver com sol, nem com olheira :P Mas se você olhar para o chão, debaixo da sua porta, vai descobrir do que estou falando. As soleiras podem ser de tudo que é material: granito, mármore, madeira. Em alguns casos elas não existem. Isso é muito comum quando o chão é de piso laminado. Nesse caso, no lugar da soleira, entra um acabamento fininho de metal ou plástico mesmo.
Aprenderam? Eu, sim!
ONDE VOCÊ QUER CHEGAR NESTE ANO?
Há 10 meses
4 comentários:
O mais gostoso ao final de uma reforma (se é que pode-se dizer que há algo de gostoso resultando de uma reforma) é a sensação meio onírica quando depois de passar por esse longo período no mundo da poeira, escombros, desespero e bagunça, volta-se a um lugar limpo, organizado e cheiroso. Dá pra pensar mesmo que tudo não passou de um sonho, vcs vão ver :)))
Marcelo
Marcelo, tomara mesmo! Mas... sonho? Pô, tá mais pra pesadelo, ehehe! Ah, Bibs, essa soleira daí de baixo é do quarto de empregada!!!
Eu até sabia o que era peitoril, mas soleira... hum... no chão... aposto que foi um "patrício" que deu esse nome (com todo o respeito aos meus antepassados) rs
soleira é porque você passa a sola do sapato nela. antigamente eram maiores e com carpete para limpar os pés.
Mas sabe o mais importante pra que mais servem?
Quando tem um degrau! O menor que seja, o ser humano tende a prestar atenção inconscientemente onde pisa e aí ninguém dá um "trupicão"!
Postar um comentário