Isso mesmo, meus amigos, tínhamos deixado uns fios já passados pelo conduíte. Chegamos a testar e tudo, pra ver se eles estavam soltinhos lá dentro. Estavam. Bastava amarrar o cabo da Net numa extremidade de um desses fios e puxá-lo pro outro lado. Simples assim. Isso tudo se... o conduíte não estivesse interditado, entupidinho da Silva. Pois é. Mais uma vez eu pergunto: dá pra acreditar?
Acreditem, isso acontece. Mas como? Bem, o conduíte passava por baixo dos tacos do chão da nossa sala. Justamente num pedaço onde antes não tinha taco, mas que passou a ter. E foi quando o sintequeiro colocou esses tacos, que conseguiu furar o conduíte, e esse, consequentemente foi entupido pelo cimento usado para prender os tacos no chão.


Sorte a nossa que um dos tacos próximo ao local do furo estava meio solto. Chamamos o pedreiro, achando que a culpa era dele. Nem era. Mas ele foi arrancando os tacos, enquanto eu arrancava os cabelos até encontrar o conduíte entupido. Comprei, então, meio metro de conduíte e duas luvas e fizemos a emenda.
No total foram 4 tacos arrancados. O sintequeiro precisou levar pra casa outros 4 tacos que havíamos guardado (taí a importância de se guardar restos de obra). Uma semana depois, voltou com eles já clareados e os colocou no lugar. Nem dá pra perceber!
Mas o susto foi grande!